Acessos

Alunos recitam poemas em vídeos

Segundo a professora Andréia Conti, responsável pela atividade, os alunos foram estimulados a mergulharem no universo literário. O objetivo era que pudessem escolher um texto que os sensibilizassem.

“A leitura deveria ser feita de forma bastante expressiva e gravada no formato de vídeo”, explica.

Ainda de acordo com a professora, o projeto tem o intuito de trazer conforto aos corações dos jovens durante a pandemia.

“O nome dado ao projeto é bastante sugestivo. Nossa intenção é promover uma ‘Pausa Poética’ nas dificuldades enfrentadas em um contexto pandêmico e trazer à alma um pouco de acalento”, diz.

Expectativas superadas

Professora Andréia explica que as expectativas propostas pela atividade foram superadas.

“Os alunos se mostraram motivados a pesquisar e a conhecer outros textos além daqueles que são trabalhados na sala de aula”, comenta.

Para Beatriz de Lima, que está na 1ª série do Ensino Médio, a sensação não é diferente.

Apesar de, em princípio, achar a proposta da professora Andréia diferente, hoje ela aguarda ansiosamente por uma nova oportunidade.

“Esse projeto foi muito legal. Conseguimos nos descobrir e saber que somos capazes. Muitas pessoas têm vergonha de se apresentar, e essa atividade ajudou nisso, porque você enfrenta seus medos e suas dificuldades. Espero fazer esse projeto novamente. Gostei muito”, ressalta.

Assim como aconteceu com a Beatriz, Clara da Silva, também da 1ª série do Ensino Médio, conta que a atividade fez com que descobrisse um lado artístico que, de acordo com ela mesma, estava adormecido.

“Procurar por um poema que me agradasse em meio a tantos textos maravilhosos foi uma viagem de muita imaginação e fantasia. Declamar essas palavras com minha própria voz e meus próprios sentimentos foi gratificante e me ensinou que posso sim ser uma artista”, explica.

Para a colega de série Luiza Pedersoli, expor sua opinião sobre uma interpretação de texto própria foi fundamental para se sentir livre.

“Eu adorei o trabalho. Ele proporcionou a liberdade de poder interpretar da maneira que entendíamos e o que gostamos, sem algo decorado”, afirma.

Por fim, a Giovana Borges de Sousa, também da 1ª série do Ensino Médio, concorda que a escolha do vídeo e a recitação foram libertadoras.

“Eu desejei que fosse algo a respeito que eu concordo, por isso, o poema ‘Sonho’, de Shakespeare. Na hora da gravação, foi libertador recitar frases poéticas e bonitas. Foi como se elas falassem com a gente”, finaliza.

Os vídeos estão disponíveis no canal do Ateneu no Youtube. Confira:

Ensino Fundamental II (clique aqui)

Ensino Médio (clique aqui) 


Postada em 11/04/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br | Nathalia Bovi - MTB: 89.966/ nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
24 junho 2022

Alunos, professores, coordenadores e diretores da Educação Infantil ao Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá participaram de uma festança pra lá de boa, no dia 12 de junho, no SPOT Complexo Esportivo. Quadrilhas, brincadeiras e barracas com pratos típicos, foram algumas das atrações.

Notícias
07 dezembro 2022

Quatro alunos do Ensino Fundamental II do Ateneu Barão de Mauá foram premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Amanda Lazari Gentil, do 8º ano, Eloá Duó Lima Nunes, Gabriel Gomes Alves e Letícia Furlani Orlandini Romano da Silva, do 9º ano, conquistaram medalhas de prata.

Notícias
02 fevereiro 2021

Coordenadores e professores do Ateneu Barão de Mauá participaram do Encontro Pedagógico 2021, realizado de 21 a 29 de janeiro.